Faça o seu Login ou Registo aqui!

Após isso toda a publicidade será excluída automaticamente.
LINK US
Fórum grátis

VISITAS
Últimos assuntos
» Novos contos de fantasia _ A Junior
Sab Fev 25, 2012 8:10 am por afonsojrf

» [Afonso Jr. Ferreira de Lima] O Livro
Qua Fev 01, 2012 10:38 am por afonsojrf

» [Mercurius - Parte 2] Afonso Jr Ferreira de Lima
Qua Jan 04, 2012 4:03 pm por afonsojrf

» Hugo Rodrigues
Dom Set 04, 2011 11:49 pm por Hugo Rodrigues

» As Crónicas de Allaryia - Filipe Faria
Dom Set 04, 2011 11:34 pm por Hugo Rodrigues

» [Mercurius- Primeira Parte] Afonso Jr. Lima
Qua Jul 20, 2011 8:16 pm por C.Soares

» 4º Livro Ciclo Herança + Entrevistas Mensais de Christopher Paolini
Qua Jul 20, 2011 8:15 pm por C.Soares

» "Vampiros e outros assassinos" - Afonso Lima
Qui Jul 07, 2011 4:29 pm por afonsojrf

» SM ;)
Sab Jun 25, 2011 2:43 pm por C.Soares

Navegação
 Portal
 Forum
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Galeria



Contos inacabados de Numenor e da Terra Média

Ir em baixo

Contos inacabados de Numenor e da Terra Média

Mensagem por Roberto Mendes em Ter Set 01, 2009 9:14 pm

Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média” (Unfinished Tales of Númenor and Middle-earth) foi publicado pela primeira vez em 1980, sete anos após a morte de Tolkien. Como o título indica, o livro revela diversas narrativas que não estão concluídas, seja porque chegam a um final abrupto, com indicações vagas de como a história continuaria a partir dali, seja por possuírem diversas versões em conflito, sem que Tolkien realmente optasse por uma delas. Ainda assim, esta é uma obra brilhante, sem dúvida um ponto de interesse para qualquer apaixonado pela narrativa do mestre Tolkien.

O livro está dividido em secções correspondentes às Três Eras da Terra-média, com narrativas ligadas a essas respectivas épocas, além de uma última secção com temas diversos. Na Primeira Era, o leitor pode encontrar as histórias de Tuor e da sua chegada a Gondolin, bem como a de Túrin Turambar, ambas com incrível riqueza de detalhes se comparadas aos capítulos de “O Silmarillion”, que tratam estas mesmas personagens.

Na secção dedicada à Segunda Era, temos a única narrativa em prosa sobre Númenor no seu apogeu, que conseguiu sobreviver à Queda, além da “História de Galadriel e Celeborn”, texto que fornece uma visão ampla do desenvolvimento da rainha de Lórien como personagem, tal como informações extremamente interessantes sobre Amroth e Nimrodel. Na Terceira Era, o panorama é ainda mais vasto e fascinante: a história da morte de Isildur, o início da amizade entre Gondor e Rohan, o relato de Gandalf explicando como convenceu Thorin a aceitar Bilbo para a jornada até Erebor. Finalmente a secção final conta com ensaios fantásticos sobre os Drúedain, os homens selvagens que ajudaram Théoden na sua jornada para Gondor, sobre os Istari (os Magos) e os poderes, tal como o funcionamento dos palantíri.

Contos inacabados é, definitivamente, um livro para quem gostou (ou devorou) a trilogia do Senhor dos anéis, bem como o Silmarillion e desesperou depois por mais material, sejam novas histórias ou novos apêndices que permitam mergulhar no fantástico universo do mestre Tolkien. Os contos inacabados são um extraordinário apêndice de apoio que Tolkien desenvolveu para uma melhor compreensão do seu mundo.

Para mim o conto de maior brilhantismo é aquele em que conhecemos a história de Saruman, Gandalf e Radagast. Essa história é denominada “The Istari”e relata a chegada dos Istari à Terra Média. Existe ainda bastante informação sobre a verdadeira identidade de Gandalf, o que se revela um excelente complemento a toda a obra do mestre Tolkien; Um dos contos mais importantes acontece na terceira era e relata a relação entre Gondor e Rohan.

Para os apreciadores de Tolkien este livro é um verdadeiro tesouro, contudo não deve ser considerado para uma primeira leitura pois será dificil ler este livro sem nunca ter contactado com a obra desenvolvida por este autor. Talvez seja por isso que é considerado um livro para os apreciadores e nunca para os iniciados na leitura da Terra Média. Na minha opinião, “Contos inacabados de Numenor e da Terra Média”, é um dos melhores livros da obra de Tolkien;

Roberto Mendes

Roberto Mendes
Redactor

Mensagens : 23
Pontos : 3454
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum