Faça o seu Login ou Registo aqui!

Após isso toda a publicidade será excluída automaticamente.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Faça o seu Login ou Registo aqui!

Após isso toda a publicidade será excluída automaticamente.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
LINK US
Fórum grátis

VISITAS
Últimos assuntos
» Novos contos de fantasia _ A Junior
BRISINGR EmptySáb Fev 25, 2012 8:10 am por afonsojrf

» [Afonso Jr. Ferreira de Lima] O Livro
BRISINGR EmptyQua Fev 01, 2012 10:38 am por afonsojrf

» [Mercurius - Parte 2] Afonso Jr Ferreira de Lima
BRISINGR EmptyQua Jan 04, 2012 4:03 pm por afonsojrf

» Hugo Rodrigues
BRISINGR EmptyDom Set 04, 2011 11:49 pm por Hugo Rodrigues

» As Crónicas de Allaryia - Filipe Faria
BRISINGR EmptyDom Set 04, 2011 11:34 pm por Hugo Rodrigues

» [Mercurius- Primeira Parte] Afonso Jr. Lima
BRISINGR EmptyQua Jul 20, 2011 8:16 pm por C.Soares

» 4º Livro Ciclo Herança + Entrevistas Mensais de Christopher Paolini
BRISINGR EmptyQua Jul 20, 2011 8:15 pm por C.Soares

» "Vampiros e outros assassinos" - Afonso Lima
BRISINGR EmptyQui Jul 07, 2011 4:29 pm por afonsojrf

» SM ;)
BRISINGR EmptySáb Jun 25, 2011 2:43 pm por C.Soares

Navegação
 Portal
 Forum
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Galeria


BRISINGR Empty

BRISINGR

2 participantes

Ir para baixo

BRISINGR Empty BRISINGR

Mensagem por Roberto Mendes Ter Set 01, 2009 9:13 pm

Brisingr – Review

Janeiro 27, 2009 por Roberto Mendes no Correio do Fantástico

Finalmente consigo postar a crítica há tanto prometida ao terceiro livro do ciclo da herança de C.Paolini. Tentei ter cuidado e inserir o menor número de spoilers possíveis, contudo eles estão presentes… por isso cuidado! O texto que se segue é apenas fruto de uma opinião pessoal, terei todo o gosto em receber todos os comentários, quer os leitores concordem ou não com a minha apreciação;



Muito se esperou pelo terceiro livro da “Trilogia da Herança”, o livro que nos traria o fim da história, que nos mostraria o destino de toda a Alagaesia, o destino dos homens bem como o destino dos Dragões. Mas, passados mais de dois anos de espera, eis que surge uma noticia que tudo mudaria: já não esperávamos pelo final da história! A mesma teria sido impossível de ser explanada apenas num livro. Assim morreu a “Trilogia da Herança” e, dando os seus primeiros passos, nasceu o “Ciclo da Herança”. Correndo o risco de ser injusto a minha primeira reacção a esta notícia não foi positiva, ficando no ar um cheiro incomodativo de um colossal engodo, de um livro que pouco contribuiria para o desenrolar da história, enfim, de uma tremenda jogada de marketing com vista ao puro e simples lucro. Mas como quase sempre as primeiras impressões se revelam erradas decidi esperar para ler Brisingr e depois perceber se me encontrava certo ou errado. Finalmente o livro foi publicado e não demorou muito tempo para que tivesse oportunidade de adquirir um exemplar. Iniciada a leitura rapidamente me senti de novo impregnado na história, de novo me identifiquei com o universo de Paolini onde fluía a verdadeira base do enredo: o laço que une Eragon ao seu Dragão, Saphira. Página atrás de página a leitura foi-se revelando agradável e, para minha surpresa, sentia abandonar os meus receios iniciais. Foi este o primeiro contacto com a nova obra de um autor que não goza agora do estatuto de juventude dos primeiros tempos, e a quem lhe é exigido nos dias de hoje, por parte de críticos e fãs, uma maior maturidade na sua escrita e um desenvolvimento rápido das suas capacidades. Contudo, à medida que avançava nas páginas uma lenta monotonia pareceu abater-se sobre as linhas, onde teimavam em não aparecer verdadeiros desenvolvimentos na acção principal, tendo o autor escolhido desenvolver alguns pormenores que se prendem essencialmente com as personagens algo secundárias, ao invés de incutir na sua escrita maior incisão para um ritmo mais acelerado. Fiquei, no entanto, muito satisfeito com a maior presença de Roran na história pois é, sem dúvida, a personagem que mais prefiro. Com Roran as cenas são mais intensas, onde surgem batalhas frenéticas das quais destaco o fenomenal salvamento de Katrina. São as cenas de Eragon que de novo trazem o marasmo, que chega a ser doloroso aquando da estadia do cavaleiro do dragão em farthen-dhur, no concilio dos anões. Aqui a única cena de real interesse é o ataque movido a Eragon por parte de um clã que jurara vingança contra ele no primeiro volume do ciclo, onde é interessante ler a forma como Eragon repele os ataques ainda que esteja muito longe de Saphira, tão longe que nem conseguem comunicar um com o outro. Esporadicamente surgiam cenas que me despertavam, como se o livro ganhasse nova alma, conseguindo o autor conquistar-me com a questão sempre presente da ausência de uma espada adequada a um Cavaleiro do Dragão, levando-me a sonhar com o momento em que cavaleiro e dragão conseguissem resolver o enigma do homem-gato, resgatar a arma que se esconde debaixo da árvore Menoa. E depois, sem mais nem menos, sem um aviso prévio, aparece uma personagem fantástica, no estilo de Tom Bombadil: é agora – pensei – agora a história ameaçava uma viragem, e li incessantemente, degustando cada palavra, sonhando com o velho misterioso que parece não fazer qualquer esforço ao executar magia, que parecia deslocado, poderoso, misterioso…que procurava a resposta à grande pergunta da vida… e Paolini surpreendia-me. Preso à trama avancei sem medos para este mistério que subitamente…acabou…e assim ficou apenas um mistério, devido à fuga de Eragon… Esperei por uma justificação mas nenhuma, repito, nenhuma explicação surgiu que levantasse o véu sobre a personagem!

Foi o forjar da espada do Cavaleiro do Dragão que mais me maravilhou, para descrever este desenvolvimento não tenho adjectivos, muito bom mesmo! E para aqueles que ainda não leram: preparem-se para a surpresa total, quando perceberem porque tem este livro o nome de Brisingr!!! Descobrido o grande segredo dos Dragões e dado o primeiro sinal de verdadeira presença de Galbatorix eis que chega o final do livro com uma cena que prometia imenso: a saída de Glaedr e do seu cavaleiro da cidade Élfica para defrontar Murthag e Thorn… Eu antevia uma batalha de proporções bíblicas mas o autor escolheu remeter esta batalha para segundo plano, tendo sido narrada em off-scene, onde nos chegavam pequenas informações da batalha e por fim o resultado da mesma…

Na globalidade Brisingr é um excelente livro, no nível de Eldest, mas onde os problemas políticos tomam conta da maior parte do enredo que é explorado pelo autor com alguns sinais de mestria, mas que tornam o livro um pouco pesado (e pensar que o editor rejeitou 200 páginas a Paolini), onde os grandes acontecimentos nos prendem até ao último instante… é pena que estas cenas mágicas aconteçam muito espaçadas entre si; Muitas vezes desejei um ritmo mais intenso, muito por culpa da minha leitura dos mundos de Goor de Pedro Ventura, onde o ritmo é avassalador e não existem pontos mortos; Destaco no livro, pelo lado positivo uma grande evolução nas descrições do universo de Alagaesia, uma evolução no relacionamento de Eragon e Arya que dá um bom toque de romance à história, uma boa incursão na mitologia e na religião desse mundo que culmina no aparecimento de um Deus, as batalhas de Roran, a travessia de Eragon pelo Império, entre outras cenas em que a evolução de Paolini é visível, ainda que espasmodicamente.

Por fim admito que estava errado, não penso agora que a passagem de três para quatro livros tenha sido uma deliberada estratégia de marketing mas sim uma escolha do autor para tornar a saga mais densa em termos de informação! Mas será densidade a mais? Veremos, quando tivermos o prazer de ler o último volume deste ciclo mágico…
avatar
Roberto Mendes
Redactor

Mensagens : 23
Pontos : 5432
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

BRISINGR Empty Re: BRISINGR

Mensagem por pco69 Sáb Set 05, 2009 11:37 am

Enquanto o peixe render, assim a saga se esticará.....

Só me faz lembrar a 'Roda do Tempo', que previa ter um último livro escrito pelo Brian Sanderson para acabar a série e agora já há noticias que em vez de um, serão três.....

Para os mais fervorosos admiradores de Eragon, e a sua 'fantastica' ligação telepática entre cavaleiro e dragão, aconselhava a leitura da série 'Dragonriders of Pern'. Em português, foi editada pela Livros do Brasil na Argonauta e foi agora reeditada à pouco tempo pela Presença.

Eragon e suas sequencias, devem ser lidos, mas com a noção de que são 'mais do mesmo' e não trazem mesmo grandes novidades à Fantasia.
avatar
pco69

Mensagens : 28
Pontos : 5473
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos